- Área: 230 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Marcin A. Pawlowski
-
Fabricantes: Bega, JACOB DELAFON, Menuiserie David, Securlite, Slam Metallerie, VELUX Commercial
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em criar unidades de moradia acessíveis em um edifício onde encontra-se uma escola local para o povoado do município de Essômes sur Marne, além de transformar suas entradas para adequar o acesso às necessidades das pessoas com deficiência.
A distribuição original do edifício foi completamente reorganizada e adquiriu um novo conceito, em parte devido ao fato de que a única sala existente utilizada originalmente por um professor não havia sido ocupado durante muitos anos. A proposta utiliza todo o volume do edifício, tanto as partes ocupadas como as desocupadas.
O novo hall de entrada, com escada central, foi criado no lugar das anteriores salas técnicas. Esse novo elemento é enfatizado tanto no interior como no exterior por matérias-primas meticulosamente finalizadas, conferindo a sensação de um elemento contemporâneo em meio a uma fachada antiga e alongada. As esquadrias foram feitas do mesmo material e acopladas ao redor das janelas existentes da escola a fim de enfatizar a coexistência do novo programa com a antiga atividade.
Essa nova distribuição é reconhecível na fachada principal alinhada com a rodovia adjacente. Distingue-se claramente por seu revestimento de aço corten com uma janela integrada. No interior, os reflexos do entorno natural que entram pelas aberturas criam um ambiente agradável e tranquilo nas partes comuns do edifício.
Para agregar uniformidade ao projeto, todos as esquadrias de madeira, assim como todos os elementos de ferro, balaustrada, varandas estão pintados da mesma cor. Ao mesmo tempo, a composição dos painéis dos edifícios de aço corten, a nova entrada principal e as aberturas conferem uma sensação contemporânea ao projeto e preserva a simplicidade e autenticidade do edifício original.